O que nenhum fornecedor/provedor de serviços lhe diz é que as ferramentas de monitoramento, por si só, não resolvem o problema de falhas em serviços, bancos de dados, aplicativos, infraestrutura, etc.
Listarei alguns dos cenários que observei em minha carreira de mais de 30 anos em TI:
1 / E-mails Infinitos: Enviar toneladas de alertas por e-mail, falhas, tempo de inatividade, desempenho para seu analista de banco de dados (também conhecido como DBA) ou analista de infraestrutura, por exemplo, só aumentará o fluxo de e-mails em sua caixa de entrada. Quem lerá esses e-mails? Quem tomará providências? Normalmente, os analistas têm tarefas mais nobres do que afundar em e-mails para decidir o que é importante ou não.
2 / Alertas do Aplicativo: E se o analista estiver usando o modo “Não Perturbe”? E se a bateria do smartphone acabar? E se não houver cobertura de área? Finalmente, e se o analista simplesmente não puder ou não quiser responder?
3 / SMS: Uma técnica mais invasiva, mas funciona muito melhor. Mesmo se não houver cobertura de dados, o bom e velho SMS geralmente não falha. Mas ainda assim, há o problema da bateria, disponibilidade e alguns problemas de cobertura.
4 / A maioria das ferramentas dispara alertas (e-mails, push, SMS) para um determinado grupo de pessoas, dependendo do tipo de problema e gravidade. Isso pode gerar problemas legais e custosos ao acionar pessoas fora do horário comercial.
5 / Horas Extras: Acionar recursos desnecessariamente fora do horário comercial, além da questão legal, também envolve um custo oculto com horas extras.
6 / Manter uma equipe de monitoramento é caro. Tipicamente, instalar um Centro de Operações de Rede (NOC) é caro. Na melhor das hipóteses, você precisa ter pelo menos 2 pessoas 24/7. É um custo desnecessário e não faz parte do negócio principal.
Portanto, reforço minha tese de que as ferramentas de monitoramento sozinhas ajudam a entender o problema por meio de gráficos e históricos. No entanto, elas não resolvem o problema.
Na verdade, as ferramentas de monitoramento acabam criando um problema adicional com alertas que nunca são lidos, horas extras desnecessárias e sobrecarga de profissionais.
Por isso, criamos o dbsnOOp Flightdeck. Ele oferece tudo o que uma ferramenta de monitoramento faz, no entanto, adiciona um serviço de monitoramento 24/7 vinculado aos recursos certos, que evita sobrecarga da equipe, mitiga questões legais e economiza dinheiro gasto com horas extras.
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