Quando comecei na tecnologia, nos anos 80, me queixava de que não havia história nem aventuras de tecnologia. Geografia tinha história, Matemática e Física tinham história, e, até a História tinha história.
Na verdade, a história da tecnologia é recheada de personagens incríveis, muitos deles longe dos holofotes que iluminam os grandes bilionários de hoje. Antes dos dias glorificados de startups e big techs, haviam figuras como Ada Lovelace, considerada a primeira programadora; Ted Codd, o pai dos bancos de dados relacionais; Alan Turing, cuja genialidade deu os primeiros passos para a computação moderna; Tim Berners-Lee, que nos presenteou com a World Wide Web; e pioneiros menos lembrados como Leonard Kleinrock e Ray Tomlinson, que moldaram as bases do que conhecemos hoje como a internet e o e-mail.
Depois vieram os nomes que dominaram as manchetes e os cifrões: Steve Jobs com sua visão de design e inovação, Bill Gates com a Microsoft, Sergey Brin e Larry Page transformando buscas na internet em um império com o Google, e outro Larry, o Ellison, que ergueu um império de bancos de dados com a Oracle.
Mas a história da tecnologia é muito mais rica do que os nomes que viraram marcas ou acumularam bilhões. Existem outros heróis anônimos e tantas histórias que continuam inspirando gerações. Hoje, porém, não vamos mergulhar nesse universo de bilhões e bytes… vamos falar do MSX.
Ah, por sinal, eu ainda tenho um funcionando aqui. É meu pequeno DeLorean da informática, pronto para viajar no tempo sempre que eu quiser!
O MSX foi uma das plataformas de microcomputadores mais marcantes da década de 80, trazendo inovação e acessibilidade ao mundo da informática pessoal. Combinando um padrão técnico unificado e uma ampla gama de fabricantes, o MSX conquistou entusiastas, profissionais e jogadores. Vamos explorar sua origem, história no Brasil, especificações técnicas, linguagens de programação e os jogos que marcaram época.
Origem do MSX
O padrão MSX foi idealizado em 1983 por Kazuhiko Nishi, vice-presidente da Microsoft Japão, e por Bill Gates, fundador da Microsoft. O objetivo era criar um padrão unificado para microcomputadores, semelhante ao VHS no mercado de videocassetes.
- Primeiro Fabricante: A Matsushita (Panasonic) lançou o primeiro modelo comercial.
- MSX: A sigla tem significados variados, mas acredita-se que represente “MicroSoft eXtended”.
MSX no Brasil
No Brasil, o MSX chegou em meados dos anos 80, importado inicialmente por entusiastas e posteriormente fabricado por empresas nacionais.
Principais Fabricantes no Brasil:
- Gradiente Expert: Um dos modelos mais populares no Brasil.
- Sharp Hotbit: Outra grande aposta nacional.
- CCE MC-1000: Mais simples, mas ainda dentro do padrão MSX.
https://www.youtube.com/watch?v=HUxsme_oja0
Uso do MSX
O MSX foi projetado para ser um microcomputador multifuncional:
- Uso Doméstico: Educação, diversão e jogos.
- Uso Profissional: Automação de escritórios, programação e gráficos.
Empresas utilizavam o MSX como uma solução de baixo custo para digitalizar operações, enquanto desenvolvedores exploravam o padrão para criar software educativo e de entretenimento.
Principais Acessórios
- Unidade de Disquete: Para armazenamento em discos de 3,5”.
- Cartucho de Expansão de Memória: Expandia a RAM, vital para jogos mais complexos.
- Joystick e Teclado: Essenciais para jogos e programação.
- Gravador de Fitas Cassete: Usado para carregar e salvar programas.
- Modem: Permitindo conexão rudimentar com redes, precursor do que hoje conhecemos como internet.
Especificações Técnicas
- Processador: Zilog Z80 a 3,58 MHz.
- Memória RAM: 16 KB a 128 KB (expansível).
- Armazenamento: Fita cassete ou disquete.
- Gráficos: Resolução de 256×192 pixels com até 16 cores.
- Áudio: PSG (Programmable Sound Generator) com 3 canais.
Padrões MSX Evoluíram:
- MSX1: Primeira versão.
- MSX2: Gráficos e som aprimorados.
- MSX2+ e MSX Turbo R: Modelos avançados com maior performance.
Linguagens de Programação
- MSX-BASIC: Embutido na ROM, era a principal linguagem para programação.
- Assembler: Para aplicações de baixo nível, usando diretamente o processador Z80.
- Pascal e C: Usados por profissionais e estudantes.
- LOGO: Popular em ambientes educativos.
Jogos que Fizeram Sucesso
Os jogos do MSX marcaram gerações, incluindo clássicos que definiram gêneros inteiros.
Principais Títulos:
- Metal Gear (Konami): Estreia da famosa franquia de espionagem.
- The Maze of Galious (Konami): Jogo de aventura e plataforma.
- Knightmare (Konami): Aventura épica com gráficos impressionantes.
- Aleste (Compile): Um dos melhores shooters da época.
- Bomb Jack (Tehkan): Plataforma viciante.
- Yie Ar Kung-Fu (Konami): Pioneiro dos jogos de luta.
O MSX não era apenas um computador; ele era uma ferramenta que inspirou criatividade, aprendizado e diversão. Seja programando no BASIC, jogando Knightmare, ou escrevendo o primeiro código da sua vida, o MSX foi a entrada para um universo de possibilidades. Ele não é apenas parte da história; ele é uma lenda viva, como os heróis que sempre admiramos. Que a Força esteja com o MSX… e com você, aventureiro da nostalgia!
Jogos Inspirados em Star Wars no MSX
- Star Wars (1986)
- Desenvolvedor: The Bytebusters
- Descrição: Este jogo de ação coloca o jogador no controle de uma nave espacial, enfrentando ondas de inimigos em um estilo que lembra os combates espaciais de Star Wars.
- Star Wars (1985)
- Desenvolvedor: Frédéric Markus
- Descrição: Publicado na revista Hebdogiciel, este jogo em BASIC permite ao jogador pilotar uma nave e destruir naves inimigas, evocando a atmosfera das batalhas espaciais da saga.
Jogos Inspirados em Star Trek no MSX
- Star Trek (1986)
- Desenvolvedor: SEGA
- Descrição: Conhecido como “Star Trek: Strategic Operations Simulator”, este jogo de simulação coloca o jogador no comando da USS Enterprise, enfrentando naves Klingon e protegendo bases estelares.
- Super Star Trek (2007)
- Desenvolvedor: PIROYAN
- Descrição: Uma versão atualizada do clássico jogo de texto, onde o jogador comanda a Enterprise em missões estratégicas pelo espaço.
Esses jogos, apesar de suas limitações técnicas, capturaram a imaginação dos fãs e trouxeram as aventuras de Star Wars e Star Trek para o universo dos microcomputadores MSX.
Muitas vezes criados por entusiastas, foram programados em MSX-BASIC, uma linguagem interpretada que vinha embutida nos computadores MSX.
Star Wars (1985) por Frédéric Markus
Este jogo foi publicado na revista francesa Hebdogiciel em 1985. O código era disponibilizado para que os leitores digitassem manualmente em seus computadores MSX. Abaixo, apresentamos um trecho do código em MSX-BASIC que define a tela inicial do jogo:
10 PRINT “STAR WARS”
20 PRINT “POR FREDERIC MARKUS”
30 PRINT “PRESSIONE UMA TECLA PARA INICIAR”
40 A$=INPUT$(1)
50 GOSUB 1000
60 ‘ … Continuação do código do jogo …
1000 ‘ Rotina de inicialização
1010 SCREEN 1
1020 COLOR 15,0,0
1030 CLS
1040 RETURN
Super Star Trek (2007) por PIROYAN
“Super Star Trek” é uma versão atualizada do clássico jogo de texto, onde o jogador comanda a USS Enterprise em missões estratégicas pelo espaço. Abaixo, um exemplo de código em MSX-BASIC que define a matriz do quadrante espacial:
100 DIM Q(8,8)
110 FOR I=1 TO 8
120 FOR J=1 TO 8
130 Q(I,J)=INT(RND(1)*3) ‘ 0=Vazio, 1=Klingon, 2=Estrela
140 NEXT J
150 NEXT I
160 ‘ … Continuação do código do jogo …
Os jogos para MSX, especialmente aqueles desenvolvidos em MSX-BASIC, oferecem uma visão fascinante da programação de jogos nos anos 80. Embora simples pelos padrões atuais, eles demonstram a criatividade e engenhosidade dos desenvolvedores da época. Explorar esses códigos é como viajar no tempo e apreciar as raízes dos jogos eletrônicos.
Temos muito mais histórias de tecnologia que Star Wars e Star Trek juntos, cabe a você, meu caro padawan das novas gerações ou da minha, não deixá-las morrerem.